sábado, 16 de junho de 2012

HISTÓRIA DA CATEQUESE



                             História da Catequese Paroquial





A catequese (do latim tadio catechesis, por sua vez do grego κατήχησις, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação à vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.
A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar, a viva voz, para distinguir do ensino realizado através da escrita, ou seja, através dos livros. Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese (ou catecismo) é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia Sagrada, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deua. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo "foi catequizado".

1-  O que é a pastoral catequética?

  -  Pastoral catequética é mais que uma pastoral, ela é uma “dimensão” da ação evangelizadora da Igreja, que abrange todo o povo de Deus – crianças, jovens e adultos – em todas as situações e fases de suas vidas.

2-  Qual a missão da catequese paroquial ?

  •  Evangelizar, fazer ecoar a Palavra de Deus;
  •  Levar o catequizando a fazer sua verdadeira experiência de Deus;
  •  Formar, capacitar, preparar novos discípulos missionários para evangelização;
  •  Preparar a criança, o jovem e o adulto para receber os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, eucaristia  e crisma; e vivenciar os sacramentos da reconciliação e do matrimônio.

3-  Quando a pastoral começou seus trabalhos na paróquia?

    Desde sua fundação: 13 de Maio de 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário